Stoltenberg agradeceu aos países europeus por ajudar a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

2 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, visitou a Polônia na terça-feira, onde se encontrou com o presidente polonês Andrzej Duda. Durante a reunião, ele pediu à Rússia que pare a guerra na Ucrânia e retire todas as suas tropas do país.

O chefe da OTAN novamente enfatizou que a Aliança do Atlântico Norte não enviaria suas tropas ou aviões de combate para a Ucrânia.

Stoltenberg afirmou que o ataque russo é completamente inaceitável e que a Bielorrússia o apoia.

“A OTAN é uma aliança defensiva, não estamos procurando um conflito com a Rússia“, enfatizou, “a Rússia deve parar imediatamente a guerra, retirar todas as suas tropas e começar abertamente os esforços diplomáticos.”

No mesmo dia, juntamente com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, Stoltenberg chegou à Estônia e visitou a base militar de Tapa, onde está estacionado o contingente militar britânico.

Os convidados foram acompanhados por representantes da liderança estoniana chefiada pelo primeiro-ministro estoniano Kaia Kallas.

Falando aos militares, Stoltenberg agradeceu-lhes por seu serviço galante e reiterou seu apoio aos ucranianos, acrescentando: “Os aliados da OTAN estão enviando armas antitanque, mísseis antiaéreos e munições para a Ucrânia. Os aliados também estão fornecendo assistência financeira e humanitária no valor de milhões de euros. Presto homenagem à Estônia e ao Reino Unido pelo apoio que prestam à Ucrânia.”

Fontes