Soldados ucranianos treinam para guerra perto da usina nuclear de Chernobyl

Fonte: Wikinotícias

4 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os soldados ucranianos participaram de um treinamento de guerra nessa sexta-feira (4) em uma cidade fantasma perto da usina nuclear de Chernobyl.

O exercício militar ocorre em meio a tensões crescentes ao longo da fronteira com a Rússia e a Bielorrússia, que enviaram mais de 100.000 soldados para a região.

Membros da Guarda Nacional Ucraniana, forças especiais e policiais realizam uma série de exercícios de combate urbano na cidade abandonada de Pripyat, dentro da zona de exclusão da usina.

Pripyat, a poucos quilômetros da fronteira bielorrussa, abrigou trabalhadores de Chernobyl e foi esvaziado após o acidente nuclear.

A Ucrânia vem realizando exercícios enquanto o país se prepara para uma possível ofensiva militar da Rússia, que reuniu mais de 100.000 soldados perto de sua fronteira nas últimas semanas.

Em 26 de abril do ano passado, a Ucrânia marcou o 35º aniversário do desastre de Chernobyl, quando um reator nuclear em uma usina de energia 108 quilômetros ao norte da capital Kiev explodiu durante um teste de segurança que falhou.

O resultado foi o pior acidente nuclear do mundo, enviando uma nuvem de radiação sobre partes da Europa.

Fontes