Sol e Lua influenciam comportamento humano, aponta estudo

Fonte: Wikinotícias

7 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um artigo publicado no Journal of Experimental Botany conduzido por Cristiano de Mello Gallep, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Daniel Robert, na University of Bristol (Reino Unido), evidenciou que a atividade rítmica dos organismos biológicos, vegetais ou animais está intimamente associada às marés gravitacionais geradas pela mecânica orbital do sistema Sol-Terra-Lua.

A pesquisa começou com Gallep estudando a periodicidade na germinação de sementes - que acabou se provando fruto das marés gravitacionais. Em seguida, o pesquisador verificou também que seres humanos isolados da luz, por exemplo, tendiam a estabelecer uma flutuação cíclica em seus comportamentos em consonância com o ciclo lunar.

“Toda a matéria, inerte ou viva, experimenta na Terra os efeitos das forças gravitacionais do Sol e da Lua, expressos na forma de marés. As oscilações periódicas apresentam dois ciclos diários e são moduladas mensalmente e anualmente pelos movimentos desses dois astros. Foi nesse contexto que todos os organismos presentes no planeta evoluíram. O que procuramos mostrar no artigo foi que as marés gravitacionais constituem uma força perceptível e potente que moldou e molda as atividades rítmicas desses organismos”, explicou Gallep.

"“ Sol e a Lua influenciam o comportamento humano? A resposta é sim: o Sol e a Lua influenciam o comportamento humano”, enfatizou Manente, explicando no entanto, que isto isto não tem nada a ver com a “posição astral no horário do nascimento de um bebê”, ou seja, nada a ver com a Astrologia.

Fontes