Situação no Afeganistão após a tomada de poder do Talibã é a maior crise humanitária do mundo, reporta a ONU

Fonte: Wikinotícias

9 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo a ONU, a situação no Afeganistão após a tomada de poder pelo Talibã é atualmente a maior crise humanitária do mundo, superando as da Etiópia, Sudão do Sul, Síria e Iêmen. Após o grupo extremista assumir o governo, a maioria dos países cortou laços diplomáticos e comerciais com o país do Oriente Médio, o que causou uma crise econômica sem precedentes. “As sanções estritas ao sistema bancário do país levaram o Afeganistão à ruína econômica”, escreveu a Organização em seu portal, ainda reportando que 23 milhões de afegãos sofrem com insegurança alimentar aguda.

Em março, apenas 7% dos afegãos relataram ter o suficiente para comer, reportou ao Relief, o serviço de informação da ONU.

A Organização pediu 4,4 bilhões de ajuda internacional para o país este ano, mas deste valor até agora menos de 15% foi recebido. “Precisamos agir agora para impedir que a situação piore”, clamou a Missão da ONU no Afeganistão (UNAMA) em março passado.

Além de alimentos, a ajuda é investida no fornecimento de água potável, serviços de saúde e até compra de sementes, que são entregues aos agricultores.

Notícias Relacionadas

Fontes