Site considera presidente angolano José Eduardo dos Santos como quarto pior líder africano

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

A lista é liderada pelo pelo Presidente sudanês Omar Al-Bashir.

2 de setembro de 2015

O site Answer Africa, especializado em temas africanos, considera o Presidente angolano José Eduardo dos Santos o quarto pior presidente do continente em 2015.

A lista é liderada pelo Presidente sudanês Omar Al-Bashir, que tem um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional, seguido do rei da suazilandês Mswati III e o Presidente zimbabueano Robert Mugabe.

Segundo a fonte, José Eduardo dos Santos “sempre governou como se (o país) se tratasse do seu investimento financeiro pessoal e privado”, além de possuir “um ultrajante registo na área dos direitos humanos”.

Apesar de Angola ser o segundo maior produtor de petróleo da África subsariana e o sétimo maior fornecedor dos Estados Unidos e o quarto produtor mundial de diamantes, o Answer Africa lembra que 68 por cento da população vive abaixo do limiar da pobreza e a esperança de vida é de apenas 41 anos.

“A maior parte das escolas possui estruturas destruídas e há um profundo défice de professores qualificados”, revela o site, que responsabiliza o Governo de José Eduardo dos Santos de silenciar a imprensa e prender jornalistas que tentam desvendar detalhes sobre os acordos financeiros.

A avaliação de Santos termina dizendo que “a filha do Presidente, Isabel dos Santos, é a mulher mais rica de Angola e de todo continente africano”.

Os restantes “piores” líderes são Teodoro Obiang (Guiné-Equatorial), Allassane Ouattara (Costa do Marfim), Jacob Zuma (África do Sul), John Dramani (Gana) e Uhuru Kenyatta (Quénia[PT-PT] ou Quênia[PT-BR]).

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati