Site considera presidente angolano José Eduardo dos Santos como quarto pior líder africano
A lista é liderada pelo pelo Presidente sudanês Omar Al-Bashir.
2 de setembro de 2015
O site Answer Africa, especializado em temas africanos, considera o Presidente angolano José Eduardo dos Santos o quarto pior presidente do continente em 2015.
A lista é liderada pelo Presidente sudanês Omar Al-Bashir, que tem um mandado de captura do Tribunal Penal Internacional, seguido do rei da suazilandês Mswati III e o Presidente zimbabueano Robert Mugabe.
Segundo a fonte, José Eduardo dos Santos “sempre governou como se (o país) se tratasse do seu investimento financeiro pessoal e privado”, além de possuir “um ultrajante registo na área dos direitos humanos”.
Apesar de Angola ser o segundo maior produtor de petróleo da África subsariana e o sétimo maior fornecedor dos Estados Unidos e o quarto produtor mundial de diamantes, o Answer Africa lembra que 68 por cento da população vive abaixo do limiar da pobreza e a esperança de vida é de apenas 41 anos.
“A maior parte das escolas possui estruturas destruídas e há um profundo défice de professores qualificados”, revela o site, que responsabiliza o Governo de José Eduardo dos Santos de silenciar a imprensa e prender jornalistas que tentam desvendar detalhes sobre os acordos financeiros.
A avaliação de Santos termina dizendo que “a filha do Presidente, Isabel dos Santos, é a mulher mais rica de Angola e de todo continente africano”.
Os restantes “piores” líderes são Teodoro Obiang (Guiné-Equatorial), Allassane Ouattara (Costa do Marfim), Jacob Zuma (África do Sul), John Dramani (Gana) e Uhuru Kenyatta (Quénia[PT-PT] ou Quênia[PT-BR]).
Fonte
- Redacção VOA. Site considera JES o quarto pior líder africano — Voz da América, 2 de setembro de 2015, 12:03
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |