Saltar para o conteúdo

Sismo de 5.3 na escala de Richter sentido em várias zonas de Portugal

Fonte: Wikinotícias

26 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Na madrugada de 26 de agosto, ocorreu um sismo em Portugal a cerca 60 km a Oeste de Setúbal, que foi sentido na região de Setúbal, Lisboa, Beja, Faro, Santarém e Leiria. O sismo não causou danos, tendo sido sentido com menor intensidade no resto do território do continente, informou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA)

O Governo emitiu também um comunicado sobre o abalo e confirma que "não há registo de danos pessoais ou materiais até ao momento". O Governo apelou de imediato à população para que mantivesse a serenidade e seguisse as recomendações da proteção civil. Também o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa garantiu que as autoridades estavam a trabalhar com "rapidez e eficiência" no acompanhamento da situação.

A Proteção Civil disse que recebeu um elevado número de chamadas telefónicas, da zona do Alentejo até Coimbra. “Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. Pessoas que estavam em prédios altos. Disse à Lusa o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O sismo teve a magnitude de 5,3 na escala de Richter, e foi registado às 5:11, com epicentro a 60 quilómetros a oeste de Sines (Setúbal), em alto mar, e a 25 quilómetros de profundidade, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).