Simone Tebet vai ao TSE contra propaganda de Bolsonaro

Fonte: Wikinotícias
Nota: Atualizado em 28 de outubro. Para maiores informações veja o histórico.

24 de setembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A candidata à presidente, Simone Tebet (MDB), vai ao Tribunal Superior Eleitoral contra uma propaganda de Jair Bolsonaro (PL) que afirma que aposentados podem fazer "prova de vida" na urna eletrônica.

A propaganda de Bolsonaro afirma: “Agora é lei. Nessas eleições, você que é aposentado ou pensionista pode fazer a sua prova de vida direto nas urnas. O governo federal acabou com o deslocamento desnecessário para os beneficiários e tornou a sua vida mais fácil. Apenas o seu voto já é suficiente para garantir os benefícios do INSS, para você exercer seu direito à cidadania com menos burocracia.”

Segundo a campanha de Tebet, a propaganda “dá a entender que para continuar a ter acesso aos benefícios é necessário votar no número 22, induzindo o eleitor espectador a erro”.

“O nome do candidato [Bolsonaro] não é mencionado na narração […] em nenhum momento, havendo exibição com destaque ao nome do representado e seu número de urna. Concorre para a confusão o uso, em ao menos três frames, dos símbolos e das imagens próprias desta Justiça Eleitoral, o que, a propósito, pode até configurar crime de acordo com o art. 40 da Lei 9.504/97”, afirma.

Fontes