Shimon Peres elogia liderança brasileira na América Latina e firma acordos nas áreas jurídica e cinematográfica

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O presidente de Israel, Shimon Peres, na saída do plenário do Congresso após visita oficial. Foto: José Cruz/ABr

Agência Brasil

11 de novembro de 2009

No segundo dia da visita ao Brasil, o presidente de Israel, Shimon Peres, elogiou o que chamou de liderança brasileira na América Latina. Ao participar de reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ele parabenizou o governo brasileiro por avanços como a redução da pobreza e melhorias na educação. Para ele, o Brasil se transformou em uma grande nação.

No encontro, Amorim lembrou que recentemente visitou Israel três vezes e se referiu à presença do presidente daquele país no Brasil como “uma grande honra”. O ministro destacou que Shimon Peres recebeu um Prêmio Nobel e elogiou seus esforços pela paz na região. “Esse é o objetivo de todos nós para o Oriente Médio”, disse.

Na tarde de hoje, Shimon Peres se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Itamaraty. Eles vão tratar de temas como a agenda bilateral e a situação política no Oriente Médio, especialmente o processo de paz entre Israel e a Palestina. Em seguida, haverá cerimônia de assinatura de atos e entrevista coletiva dos dois presidentes. Brasil e Israel vão firmar acordos nas áreas de cooperação jurídica, de turismo, de cooperação técnica triangular e de co-produção cinematográfica. Às 13h15, o representante israelense será homenageado com um almoço oferecido pelo governo brasileiro.

Agora de manhã, às 9h30, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reúne com o presidente de Israel no Brasília Alvorada Hotel.

Às 17h, Shimon Peres reinaugura a Alameda Israel, próximo à Concha Acústica, em Brasília.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati