Shimon Peres elogia liderança brasileira na América Latina e firma acordos nas áreas jurídica e cinematográfica

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O presidente de Israel, Shimon Peres, na saída do plenário do Congresso após visita oficial. Foto: José Cruz/ABr

Agência Brasil

11 de novembro de 2009

No segundo dia da visita ao Brasil, o presidente de Israel, Shimon Peres, elogiou o que chamou de liderança brasileira na América Latina. Ao participar de reunião com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ele parabenizou o governo brasileiro por avanços como a redução da pobreza e melhorias na educação. Para ele, o Brasil se transformou em uma grande nação.

No encontro, Amorim lembrou que recentemente visitou Israel três vezes e se referiu à presença do presidente daquele país no Brasil como “uma grande honra”. O ministro destacou que Shimon Peres recebeu um Prêmio Nobel e elogiou seus esforços pela paz na região. “Esse é o objetivo de todos nós para o Oriente Médio”, disse.

Na tarde de hoje, Shimon Peres se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio Itamaraty. Eles vão tratar de temas como a agenda bilateral e a situação política no Oriente Médio, especialmente o processo de paz entre Israel e a Palestina. Em seguida, haverá cerimônia de assinatura de atos e entrevista coletiva dos dois presidentes. Brasil e Israel vão firmar acordos nas áreas de cooperação jurídica, de turismo, de cooperação técnica triangular e de co-produção cinematográfica. Às 13h15, o representante israelense será homenageado com um almoço oferecido pelo governo brasileiro.

Agora de manhã, às 9h30, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se reúne com o presidente de Israel no Brasília Alvorada Hotel.

Às 17h, Shimon Peres reinaugura a Alameda Israel, próximo à Concha Acústica, em Brasília.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati