Sherman: Vemos alguns sinais de prontidão da Rússia para negociações sérias sobre a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia está mostrando sinais de estar disposta a se engajar em negociações significativas sobre a Ucrânia, disse a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman, no domingo.

Em entrevista à Fox News no domingo, Sherman enfatizou que os Estados Unidos estão exercendo “tremenda pressão” sobre o presidente russo, Vladimir Putin, para concordar com um cessar-fogo na Ucrânia e permitir a criação de corredores humanitários para permitir que civis deixem a zona de guerra.

“Temos duas tarefas”, disse Sherman. “Uma é apoiar a Ucrânia de todas as maneiras que pudermos e, de fato, desde o início do governo Biden, fornecemos US$ 1,2 bilhão em apoio de segurança para ajudar a Ucrânia a se defender desse ataque hediondo. E a segunda (tarefa) é pressionar enormemente Vladimir Putin para tentar mudar seus planos, acabar com essa guerra, antes de tudo, conseguir um cessar-fogo, criar corredores humanitários e acabar com essa invasão. Essa pressão está começando a trazer alguns resultados. Vemos alguns sinais de prontidão para negociações reais e sérias. Mas devo dizer... até agora parece que Vladimir Putin pretende destruir a Ucrânia. Precisamos ajudar a Ucrânia em tudo o que pudermos.”

Depois que a Rússia atacou uma base militar perto da fronteira com a Polônia, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse não acreditar que uma zona de exclusão aérea imposta pela Otan sobre a Ucrânia pudesse ter evitado isso.

Embora a zona de exclusão aérea seja boa para patrulhas aéreas, disse Kirby, estabelecer uma pela Aliança do Atlântico Norte levaria os EUA à guerra com a Rússia.

Como Kirby observou no programa This Week da ABC, há “muito pouco sentido” na escalada de “esta guerra entre duas potências nucleares.”

Fontes