Sharif substitui Khan como primeiro-ministro do Paquistão

Fonte: Wikinotícias

11 de abril de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O parlamento do Paquistão elegeu Shehbaz Sharif como o novo primeiro-ministro do país na segunda-feira, um dia depois que um voto de desconfiança da oposição contra o atual presidente Imran Khan o derrubou, encerrando seu governo de coalizão de quase quatro anos.

Sharif obteve 174 votos, dois a mais do que o necessário para vencer a eleição na Assembleia Nacional de 342 membros, ou câmara baixa do parlamento. Mais tarde, ele fez o juramento de posse, administrado pelo presidente interino Sadiq Sanjrani.

O primeiro-ministro de 70 anos foi escolhido sem oposição depois que parlamentares do partido Tehreek-e-Insaf (PTI) boicotaram o processo de votação e deixaram a casa, acusando os Estados Unidos de estarem por trás da derrubada de seu governo.

Washington rejeitou as acusações, dizendo que “não havia verdade” nelas. A oposição paquistanesa também rejeitou as acusações.

Qasim Shah Suri, vice-presidente da legislatura, membro do PTI, recusou-se a presidir a sessão de segunda-feira para a eleição do chefe do Executivo do país, citando suposta “conspiração estrangeira”.

A sessão especial da casa acabou sendo presidida por Ayaz Sadiq, um legislador sênior do Partido da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N), que anunciou o resultado da votação.

Minutos antes da votação, os parlamentares do PTI renunciaram em massa à Câmara dos Deputados em protesto.

“Estamos anunciando que estamos todos renunciando”, disse Shah Mahmood Qureshi, ex-ministro das Relações Exteriores e vice-presidente do partido de Khan. As renúncias, se aceitas, exigirão novas eleições suplementares em mais de 100 assentos.

Em seu discurso televisionado depois de vencer a votação, Sharif novamente rejeitou a alegação de que uma conspiração estrangeira havia derrubado o governo do PTI, chamando a alegação de “mentira, drama e fraude.”

Ele disse que pretendia convocar uma reunião a portas fechadas das comissões parlamentares para investigar as alegações.

“Este debate deve ser encerrado”, disse Sharif. Ele também classificou a situação econômica do país como “muito séria”, culpando seu antecessor e prometendo melhorá-la.

Fontes