Seychelles detêm navios do Sri Lanka por pesca ilegal
26 de junho de 2021
Por Seychelles News Agency
Duas embarcações registradas no Sri Lanka foram interceptadas nas águas das Seychelles sob suspeita de pesca ilegal, disseram as Forças de Defesa do Povo das Seychelles (SPDF) na sexta-feira.
O SPDF disse que a intercepção foi feita "numa operação coordenada levada a cabo pela Guarda Costeira das Seychelles, Força Aérea das Seychelles, Unidade de Forças Especiais e o Centro Nacional de Partilha e Coordenação de Informação".
Os dois navios com seis cidadãos do Sri Lanka em cada barco foram avistados 177 milhas náuticas a noroeste de Mahé, a ilha principal, por um avião da Patrulha Dornier da Força Aérea de Seychelles durante uma vistoria de rotina.
O Navio Patrulha Etoile da Guarda Costeira das Seychelles foi desviado para realizar a interceptação que ocorreu na quarta-feira, 23 de junho.
A SPDF disse que "a Autoridade de Pesca das Seychelles (SFA) foi notificada e, com base nas evidências encontradas, os navios de pesca foram escoltados até Port Victoria para investigação adicional. Os navios chegaram a Port Victoria sob escolta [na manhã de ontem]. As investigações ainda estão em andamento."
A interceptação ocorre quase uma semana depois que um capitão de um navio de pesca de bandeira do Sri Lanka foi acusado de pesca ilegal pela Suprema Corte de Seychelles, um arquipélago no oeste do Oceano Índico.
O número de navios interceptados por suspeita de pesca ilegal nas águas das Seychelles desde maio deste ano é agora de cinco.
As Seychelles têm uma vasta Zona Econômica Exclusiva de 1,4 milhão de quilômetros quadrados, o que representa um desafio quando se trata de monitorar atividades ilegais nas águas do país insular.
Fonte
- 2 Sri Lankan-registered vessels intercepted in Seychellois waters for illegal fishing, Seychelles News Agency, 25 de junho de 2021.
Conforme Copyright no website da Seychelles News Agency, "o material pode ser publicado, transmitido, reescrito (...) em qualquer meio, gratuitamente, desde que a Seychelles News Agency e o (s) autor (es) sejam considerados a fonte". |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |