Separatistas ucranianos dizem não abrir mão de terreno conquistado

Fonte: Wikinotícias

Ucrânia • 9 de fevereiro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os separatistas do Leste da Ucrânia asseguraram hoje (9) que não darão “nem um passo atrás” no momento em que for traçada a linha de separação entre as forças, depois de, nas últimas semanas, terem conquistado centenas de quilômetros quadrados. “Posso dizer uma coisa: dificilmente vamos nos mover da linha em que nos encontramos agora. O nosso princípio é nem um passo atrás. Não vamos ceder aquilo que pagamos com o nosso sangue”, disse Igor Plotnitski, líder da autoproclamada República Popular de Lugansk.

O dirigente separatista acrescentou que o seu representante, Vladislav Deinego, partiu para Minsk, capital da Bielorrussia, onde será promovida uma nova rodada de negociações amanhã (10), e que a posição dele será “muito dura”. “As negociações não vão ser fáceis. Tenho a certeza. Para todos. Para nós e para eles”, disse, citado pela imprensa local. Além das posições no terreno, os separatistas pretendem abordar questões políticas e econômicas, em uma alusão ao estatuto das regiões pró-russas e ao bloqueio econômico imposto pelo governo ucraniano.

A reunião do chamado Grupo de Contato, integrado por representantes da Ucrânia, dos separatistas, da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, é considerada um “passo prévio”, essencial a um encontro, previsto para quarta-feira, entre Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.

Fontes