Senadores cobram do ministro da Saúde cronograma detalhado de vacinação

Fonte: Wikinotícias

21 de junho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Senadores cobraram do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um cronograma para a vacinação de toda a população adulta contra a covid-19, em reunião da Comissão Temporária Covid-19 (CTCOVID) nesta segunda-feira (21). No sábado (19), o Brasil ultrapassou meio milhão de mortos pela doença.

— Qual o quantitativo mensal de imunizantes por fornecedor, em cada unidade da federação? Estou dizendo isso porque estou preocupado com a situação — perguntou o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Queiroga não forneceu um cronograma detalhado, alegando depender de informações dos laboratórios produtores, mas previu que até setembro toda a população brasileira acima de 18 anos terá recebido uma dose de vacina e até o fim do ano, as duas doses. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otavio Moreira da Cruz, estimou a aplicação de 41 milhões de doses em julho, 60 milhões em agosto e 60 milhões em setembro.

— Pelo ritmo que a nossa campanha vem adquirindo no último mês, já é possível antever que toda a população vacinável, ou seja, acima de 18 anos, pode ser imunizada com uma dose até o mês de setembro e que tenhamos toda ela vacinada até o final do ano de 2021. Consideramos, dentro das condições da carência de vacinas do mundo, uma meta bastante razoável — afirmou o ministro.

CoronaVac

Na reunião, Queiroga negou informação veiculada na imprensa de que haveria a intenção de retirar a CoronaVac do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em razão de uma suposta eficácia menor da vacina chinesa em idosos.

— Não há nenhum tipo de mudança de estratégia do Ministério da Saúde em relação a esse imunizante. Temos tratado de maneira muito fluida com o dr. Dimas Covas [diretor do Instituto Butantan], fizemos reuniões com o embaixador da China. O que há é que ela não tem ainda o registro definitivo da Anvisa. Isso não se deve a nenhum tipo de ação do ministério. Como esse assunto é de grande interesse, há uma série de comentários nas mídias, mas o fato é que essa vacina tem sido útil. Essa é a posição oficial do Ministério da Saúde até que exista algum dado científico que faça com que tenhamos uma posição diversa.

Fontes