Senador dos EUA Romney anuncia que não concorrerá à reeleição

Fonte: Wikinotícias

14 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ex-candidato presidencial republicano Mitt Romney, 76, não concorrerá à reeleição no Senado, anunciou ele na quarta-feira.

Em 2003, foi empossado governador de Massachusetts, seguindo os passos de seu pai, que serviu como governador de Michigan. No auge de sua carreira política, foi a escolha do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2012. Ele recebeu 206 votos eleitorais, mas não foram suficientes para derrotar o então presidente Barack Obama.

Um dos políticos mórmons mais proeminente de seu tempo, Romney mudou-se para Utah, onde teve uma segunda vinda política anos depois de perder sua candidatura à Casa Branca.

Desde 2019, Romney atua no Senado, onde tem criticado abertamente tanto o ex-presidente republicano Donald Trump quanto o presidente democrata Joe Biden.

Já a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, 83, decidiu concorrer à reeleição, provocando indignação em alguns. O senador Mitch McConnell, 81 anos, congelou ao falar em duas conferências de imprensa recentes, levantando questões sobre a sua competência para liderar.

Romney é o sexto senador em exercício a anunciar que se aposentará quando seu mandato terminar em 2025 – juntando-se ao republicano Mike Braun, de Indiana, e aos democratas Tom Carper, de Delaware, Ben Cardin, de Maryland, Dianne Feinstein, da Califórnia, e Debbie Stabenow, de Michigan.

“[Os jovens] precisam tomar as decisões que moldarão o mundo em que viverão”, disse Romney.

Fontes