Senador Graham pediu a transferência de caças MiG-29 para a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

17 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O senador republicano Lindsey Graham apresentou uma resolução na quarta-feira pedindo ao governo Biden que facilite a transferência de aeronaves MiG-29 e sistemas de defesa aérea para a Ucrânia.

Na manhã de quarta-feira, Graham realizou uma entrevista coletiva para destacar a importância de apoiar a Ucrânia em termos de defesa aérea.

“Isso será um golpe para Putin. Se fizermos isso em breve, acho que pode realmente ajudar no resultado desse conflito”, disse Graham.

A resolução proposta por Graham convida o presidente a apoiar a transferência de aeronaves MiG-29 e sistemas de defesa aérea para a Ucrânia, chama a atenção para o fato de que os países da OTAN e outros estados também podem ajudar as Forças Armadas da Ucrânia com aviação e defesa aérea adicionais sistemas. Graham também enfatizou o apoio dos senadores ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e ao povo ucraniano em sua luta contra a agressão russa.

A resolução foi apoiada pelos senadores Joni Ernst, Mike Crapo, Kevin Kramer, Bill Cassidy, Rick Scott, Roger Wicker, Mitt Romney, Tom Tillis e James Lankford.

Enquanto isso, como a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse no dia anterior, o governo Biden ainda não mudou sua decisão de proibir a transferência de caças MiG-29 para a Ucrânia.

Psaki explicou que a transferência de aeronaves seria percebida por “outros estados” como um passo para a escalada do conflito.

Volodymyr Zelensky já havia pedido ao Congresso a transferência de caças MiG-29 para Kiev, mas o presidente Joe Biden não concordou com essa proposta, pois o Pentágono havia dito anteriormente que a transferência de aeronaves só agravaria a situação em torno da Ucrânia.

Fontes