Senado cria comissão para ir à Venezuela acompanhar crise

Fonte: Wikinotícias

Brasil • 25 de fevereiro de 2015

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Após insistentes pedidos de senadores da oposição e independentes, o Senado aprovou hoje a criação de uma comissão da Casa que será responsável por acompanhar de perto a crise na Venezuela. O grupo de senadores brasileiros irá até o país vizinho para verificar a situação política e dialogar com parlamentares e membros do governo venezuelano.

A principal justificativa utilizada para a criação da comissão é que a Venezuela faz parte do Mercosul e, portanto, deve obedecer à cláusula de manutenção da democracia para continuar no bloco. Diante das crescentes denúncias de que o governo do presidente Nicolás Maduro tem adotado práticas antidemocráticas contra seus opositores, os parlamentares brasileiros julgaram adequado acompanhar mais de perto a situação.

O autor do requerimento foi o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que presidiu a Comissão de Relações Exteriores do Senado até o ano passado. “A reação democrática dos países de nosso continente diante do quadro de agravamento a que assistimos deve ser mais afirmativa. Nas vezes em que o Brasil se manifestou por meio de nossa Chancelaria, o tom foi exageradamente tímido, talvez em função dos vínculos ideológicos e partidários que têm prejudicado a autonomia brasileira, em prejuízo à nossa atuação diplomática”, argumentou o senador, criticando a atuação do governo brasileiro.

A senadora Vanessa Grazziotim (PCdoB-AM) se manifestou contra a criação da comissão e pediu que o requerimento fosse avaliado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, mas não foi atendida pela Mesa Diretora. Assim, o requerimento foi aprovado em votação simbólica e posteriormente os membros da comissão serão indicados.

Fontes