Senado celebra conscientização do autismo em sessão especial nesta sexta

Fonte: Wikinotícias

8 de abril de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Celebrado anualmente em 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo será comemorado na próxima sexta-feira (9) em sessão especial virtual do Senado. O objetivo é ajudar a dar visibilidade às pessoas com Transtorno do Espectro Autista e combater preconceitos, de acordo com o requerimento (REQ 851/2021) apresentado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Dez anos depois, com a Lei 13.652, de 2018, proposta do senador Flávio Arns (Podemos-PR), a data passou a ser oficialmente celebrada no Brasil. Em 2020, o Senado aprovou 18 de junho como o Dia Nacional do Orgulho Autista. Para o autor da proposta, senador Romário (Podemos-RJ), a data é uma forma de marcar o autista na nacionalidade brasileira.

Foram convidados para a sessão Fernando Cotta, diretor-presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab); Marlla Mendes de Sousa, presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Nacional; Edilson Barbosa, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da Seccional da OAB do Distrito Federal; Rafael Evangelista Ladeira, presidente da instituição Aliança Verde; entre outros.

Fontes