Segurança e combate à corrupção discutidos em Washington por Tete António e Antony Blinken

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

26 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

O combate à corrupção, investimentos e mudanças climatéricas foram alguns dos tópicos discutidos hoje em Washington no encontro entre o ministro das Relações Exteriores de Angola Tete Antônio e o Secretário de Estado americano Antony Blinken, disse o porta-voz do Departamento de Estado Ned Price.

Price disse que Blinken e António “discutiram o nosso empenho mútuo numa relação bilateral forte baseada nos nossos interesses comuns e em combater a corrupção e aumentar os investimentos”.

“Eles passaram também em revista o progresso face à crise climatérica e na promoção da segurança regional e cooperação entre as nações do Atlântico que compartilham desafios marítimos e oportunidades na bacia do Atlântico”, acrescentou o porta-voz sem dar outros pormenores.

Antes do encontro em curtas declarações à imprensa o secretário de Estado americano disse que os dois países têm “uma crescente parceria e interesses de preocupação mútua — comércio, clima e governação”.

Blinken disse ainda que os Estados Unidos esperam ter uma colaboração futura sobre a segurança e transparência, afirmando em seguir “aplaudir a agenda de reformas que Angola está a seguir, nos campos político e económico, que estão a ter um impacto real”.

Na mesma ocasião o ministro angolano disse que as conversações iriam servir também “questões regionais tendo em consideração o papel do envolvimento dos Estados Unidos em África e também o papel de Angola em África”.

As conversações de hoje duraram cerca de uma hora.

Fonte