Segundo a ONU, mais de 3 milhões de refugiados deixaram a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

De acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde a invasão russa. Entre eles estão aproximadamente 57.000 nacionais de países terceiros. A ONU enfatiza que as pessoas estão fugindo dos combates e bombardeios russos, e que o número de refugiados só vai crescer.

Após o ataque da Rússia no domingo à base militar de Yavoriv perto de Lviv, os moradores da Ucrânia Ocidental sentiram que também não estavam seguros, e agora os moradores da Ucrânia Ocidental também estão no fluxo de refugiados.

A maioria dos que fogem da Ucrânia ainda está em países vizinhos - Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia. Além disso, há agora 1,8 milhão de refugiados na Polônia.

Segundo a ONU, cerca de 300.000 pessoas partiram para a Europa Ocidental.

Na terça-feira, a ONU também forneceu números para crianças refugiadas ucranianas.

“Desde 24 de fevereiro, dezenas de crianças ucranianas foram mortas. Muitos outros ficaram feridos. E mais de 1,5 milhão de crianças deixaram o país. Basta pensar nisso - desde o início da guerra, uma média de mais de 75.000 crianças se tornaram refugiadas todos os dias. Um número ainda mais chocante: 55 crianças deixam o país a cada minuto”, disse James Elder, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

“Esta crise é sem precedentes em termos de velocidade e escala do fluxo de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, e ainda não vemos sinais de desaceleração”, disse James Elder.

O UNICEF publica mensagens sobre crianças desacompanhadas por meio de chatbots e redes sociais e entrega produtos de higiene para centros de refugiados.

“No entanto, deve ser claramente entendido que, apesar dos esforços incansáveis ​​de todos – de avós voluntárias ao governo, de escoteiros a agências da ONU, enquanto esta guerra continuar, a situação das crianças da Ucrânia só vai piorar”, disse a ONU Crianças. Fundo avisado.

Aqueles que fugiram no início da guerra tinham principalmente recursos e contatos fora da Ucrânia, de acordo com a ONU, mas agora muitos refugiados estão saindo com pressa e são mais vulneráveis.

De acordo com Tatyana Chabak, funcionária do ACNUR: “Vemos muitas pessoas idosas e muitas pessoas com deficiência; pessoas que esperaram e esperaram até o último momento que a situação mudasse.”

“Se, em solidariedade, realmente fizermos o nosso melhor, estaremos à altura da tarefa”, disse Ylva Johansson, alta autoridade de migração da União Europeia, em Bruxelas na terça-feira.

Seu apelo ecoa a famosa frase “Vamos sobreviver” da ex-chanceler alemã Angela Merkel no auge do influxo anterior de refugiados na Europa em 2015-2016 devido à guerra na Síria.

Na próxima semana, está programada uma cúpula do Conselho Europeu em Bruxelas, que contará com a presença do presidente Joe Biden, e onde será considerada a assistência aos refugiados da Ucrânia, entre outras coisas.

Fontes