Segundo OMS, mundo tem 2.500 casos da gripe suína e 46 mortes

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

8 de maio de 2009

O Brasil já foi incluído na lista de 25 países que, oficialmente, reportaram casos confirmados de influenza A (N1H1) para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além dos quatro casos confirmados da doença, outros 30 estão sendo investigados como suspeitos e mais 18 estão sob monitoramento.

De acordo com o último boletim da agência internacional, chegam a 2.500 os casos da doença em todo o mundo, com 44 mortes no México e duas nos Estados Unidos. Mais cedo, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, publicou uma nota no site da instituição informando que o mundo está melhor preparado para lidar com uma pandemia do quem em qualquer outro período da história.

Segundo Margaret Chan, os anos de alerta fizeram muitos países prepararem planos de ação, desenvolverem a capacidade de criar vacinas e produzir grandes estoques de anti-virais. Apesar disso, segundo a nota, este é um momento de grande incerteza e apreensão para os países e seus ministérios da saúde.

De acordo com a diretora-geral da agência internacional, ainda não se sabe como o vírus vai se comportar, mas a OMS e os escritórios regionais estão preparados para dar o alerta. “A decisão de declarar uma pandemia de gripe vai cair nos meus ombros. Posso assegurar-vos, vou tomar esta decisão com o máximo cuidado e responsabilidade”, diz o texto, reproduzindo declaração de Margaret Chan.


Fontes