Secretário de Estado dos EUA pede aos líderes de Kosovo e Sérvia que aliviem as tensões
27 de junho de 2023
O Departamento de Estado dos Estados Unidos disse que o secretário Antony Blincoln teve um telefonema com os líderes de Kosovo e da Sérvia no dia 26 e pediu que as tensões fossem aliviadas.
O porta-voz do Departamento de Estado disse em um comunicado à imprensa naquele dia que o secretário Blincoln "exortou o alívio imediato das tensões no norte de Kosovo em um telefonema com o primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti".
O secretário Blincoln também pediu um alívio nas tensões com Kosovo em um telefonema com o presidente sérvio Aleksandar Vucic naquele dia, disse o porta-voz.
Sérvia e Kosovo estão em desacordo desde a declaração de independência de Kosovo em 2008, e os dois lados concordaram em março com um plano para normalizar as relações sob a mediação da UE.
Recentemente, a disputa entre os dois lados voltou a se intensificar. Em julho do ano passado, quando o governo de Kosovo proibiu os residentes sérvios no norte de usarem placas emitidas pela Sérvia, os residentes protestaram ferozmente.
600 policiais, juízes e promotores sérvios renunciaram coletivamente. No final do ano, também houve incidentes em que residentes sérvios bloquearam estradas e se envolveram em tiroteios com a polícia.
No processo, em novembro do ano passado, quatro prefeitos sérvios renunciaram coletivamente.
Fontes
- ((ko)) Redação. 미 국무, 코소보-세르비아 정상에 긴장 완화 촉구 — Voz da América, 27 de junho de 2023
Esta página está arquivada e não é mais editável. |