Secretário de Estado Rex Tillerson inicia no Japão périplo pela Ásia

Fonte: Wikinotícias

Agência VOA

Viagem termina na China, onde Tillerson vai preparar a cimeira entre Xi Jinping e Trump.

15 de março de 2017

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Secretário de Estado americano, Rex Tillerson, inicia, hoje, no Japão uma viagem à três países da Ásia para reafirmar e discutir com os aliados formas de combater as ameaças nucleares da Coreia do Norte.

Tillerson deverá encontrar-se com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e com o seu homólogo Fumio Kishida.

Na sexta-feira, desloca-se a Coreia do Sul, onde terá um encontro com o Presidente em exercício Hwang Kyo-ahn, e com o titular dos negócios estrangeiros, Yun Byung-se. Da agenda não constam encontros com elementos da oposição, no país que em Maio deverá eleger um novo líder.

Japão e Coreia do Sul, ambos com tropas americanas e no raio dos misseis norte coreanos, apoiam os esforços diplomáticos dos Estados Unidos para o incremento da pressão diplomática e económica sobre Pyongyang.

A 7ª Frota da Marinha dos Estados Unidos disse que os três aliados realizam hoje exercícios no leste da Península Coreana e norte do Japão para promover a interoperabilidade.

A última etapa de Tillerson será a China, onde o principal objectivo de Tillerson é encontrar-se com o Presidente Xi Jinping para preparar a cimeira entre este e o Presidente Donald Trump, prevista para Abril em Florida.

Fontes