Secretário de Estado Rex Tillerson inicia no Japão périplo pela Ásia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

Viagem termina na China, onde Tillerson vai preparar a cimeira entre Xi Jinping e Trump.

15 de março de 2017

O Secretário de Estado americano, Rex Tillerson, inicia, hoje, no Japão uma viagem à três países da Ásia para reafirmar e discutir com os aliados formas de combater as ameaças nucleares da Coreia do Norte.

Tillerson deverá encontrar-se com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e com o seu homólogo Fumio Kishida.

Na sexta-feira, desloca-se a Coreia do Sul, onde terá um encontro com o Presidente em exercício Hwang Kyo-ahn, e com o titular dos negócios estrangeiros, Yun Byung-se. Da agenda não constam encontros com elementos da oposição, no país que em Maio deverá eleger um novo líder.

Japão e Coreia do Sul, ambos com tropas americanas e no raio dos misseis norte coreanos, apoiam os esforços diplomáticos dos Estados Unidos para o incremento da pressão diplomática e económica sobre Pyongyang.

A 7ª Frota da Marinha dos Estados Unidos disse que os três aliados realizam hoje exercícios no leste da Península Coreana e norte do Japão para promover a interoperabilidade.

A última etapa de Tillerson será a China, onde o principal objectivo de Tillerson é encontrar-se com o Presidente Xi Jinping para preparar a cimeira entre este e o Presidente Donald Trump, prevista para Abril em Florida.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati