Secretário de Defesa dos EUA faz visita surpresa a Kiev

Fonte: Wikinotícias

20 de novembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, viajou sem aviso prévio para Kiev na segunda-feira. A visita ocorre durante uma redução de apoio para Ucrânia.

“A sua vinda é um sinal muito importante para a Ucrânia”, alegou Zelenskyy. “Somos muito gratos ao povo americano. Eles estão conosco (durante) todas essas dificuldades, meses difíceis e todos esses anos.”

Durante a reunião de segunda-feira, Austin prometeu novamente apoio contínuo dos EUA à Ucrânia. “A mensagem que hoje lhe trago, Senhor Presidente, é que os Estados Unidos da América estão consigo. Permaneceremos com vocês por muito tempo”, disse ele a Zelenskyy. “O que acontece aqui na Ucrânia não importa apenas para a Ucrânia, mas também para o resto do mundo.”

A visita, a primeira de Austin desde abril de 2022, ocorre no momento em que o início do inverno convence as autoridades ucranianas e ocidentais de que o presidente russo, Vladimir Putin, retomará os ataques a infraestruturas de energia.

“Uma das capacidades mais importantes neste inverno será a defesa aérea”, disse um oficial sênior da defesa aos repórteres que viajavam com Austin, e falando sob condições de anonimato. “Conseguimos aumentar o equipamento de defesa aérea, mas isso não significa que ainda não haja necessidades e que não haverá necessidades nos próximos meses.”

Um ataque de quase 40 drones lançados do território russo bombardeou as defesas aéreas ucranianas no fim de semana.

A Ucrânia disse que as suas forças destruíram 29 dos 38 drones, mas aqueles que conseguiram passar pelas defesas atingiram múltiplas instalações e causaram cortes de energia em mais de 400 cidades e aldeias em todo o país.

Os drones atacaram desde as regiões de Odesa e Zaporizhzhia, no sul, até à região de Chernihiv, no norte, perto da fronteira com a Bielorrússia. Eles também atacaram Kiev no segundo ataque deste mês, mas todos os drones que se dirigiam à capital foram abatidos, disseram autoridades.

Fontes