Secretário-Geral da ONU: Mudanças climáticas são “estrada para o inferno”

Fonte: Wikinotícias

8 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu repetidamente à comunidade internacional que responda rapidamente à crise climática global.

O presidente Guterres disse em seu discurso na 27ª Convençã das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que abriu ontem (7) no Egito, dizendo: “As emissões de gases de efeito estufa continuam aumentando e a temperatura global continua subindo”.

Guterres disse que o mundo está "se aproximando rapidamente do auge do caos irreversível causado pelas mudanças climáticas" e que "estamos na estrada para o inferno com o pedal do acelerador acionado".

Em particular, ele enfatizou o papel dos Estados Unidos e da China, dizendo que um acordo para apoiar a redução de gases do efeito estufa e a transição energética entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos deve ser concluído o mais rápido possível.

"As duas maiores economias, Estados Unidos e China, têm uma responsabilidade especial de participar dos esforços para tornar este acordo uma realidade", disse Guterres.

O Acordo de Paris, assinado em 2015, prometia atingir o objetivo de longo prazo de impedir que a temperatura global subisse 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.

Guterres enfatizou que manter a esperança de alcançar esses objetivos significa que o mundo alcançará 'emissões zero' até 2050.

Fontes