Saltar para o conteúdo

Satélite Copernicus mostra destruição causada pelo ciclone Chido em Mayotte

Fonte: Wikinotícias

18 de dezembro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Imagem do Copernicus Sentinel-2 da destruição em Mayotte

Em 14 de dezembro de 2024, o ciclone Chido, um ciclone tropical de categoria 4 na escala de furacões Saffir-Simpson, atingiu Mayotte, um pequeno arquipélago francês no Oceano Índico perto de Madagascar.

Com ventos superiores a 220 km/h, Chido foi a tempestade mais forte a atingir as ilhas em mais de 90 anos, destruindo prédios e infraestrutura essencial, incluindo estradas e redes elétricas, e impactando a capacidade das equipes de resgate de chegar aos moradores.

As autoridades relatam que centenas de vítimas provavelmente morreram devido à tempestade, enquanto os sobreviventes enfrentam falta e escassez de eletricidade, água e outros itens essenciais, como alimentos.

Equipes de resgate foram enviadas da França e do território francês próximo de Reunião para dar suporte às operações de recuperação em Mayotte.

O Copernicus Emergency Management Service (CEMS) foi ativado (EMSR780) para fornecer mapas detalhados das áreas afetadas. Esta visualização de dados, com base em dados do CEMS, descreve os edifícios danificados e destruídos e a infraestrutura de transporte nas áreas de interesse.

Notícias Relacionadas

[editar | editar código-fonte]
  • ((en)) Cyclone Chido devastates Mayotte, France — Copernicus, 18 de dezembro de 2024