SIPRI: a participação da Rússia no mercado global de armas diminuiu seriamente

Fonte: Wikinotícias

14 de março de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A participação dos EUA no mercado global de armas aumentou de 33% para 40%, enquanto a participação da Rússia caiu de 22% para 16%. Isso foi anunciado pelo Stockholm Peace Research Institute (SIPRI) em um novo relatório sobre exportações de armas.

De acordo com o relatório, após a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, os estados europeus aumentaram significativamente suas compras de armas: por exemplo, os membros da OTAN na Europa aumentaram em 65%.

A Ucrânia em 2022 ficou em terceiro lugar no mundo (depois do Catar e da Índia) em termos de compras de armas.

As vendas também aumentaram no Leste Asiático e permaneceram fortes no Oriente Médio.

Conforme declarado no relatório, “os EUA e a Rússia há muito dominam o mercado global de armas, ocupando o primeiro e o segundo lugar em termos de exportação de armas nas últimas três décadas. No entanto, a diferença entre eles aumentou significativamente, enquanto a diferença entre a Rússia e a França, o terceiro maior exportador, diminuiu”.

Entre 2013 e 2022, as exportações de armas dos EUA cresceram 14%, agora os EUA respondem por 40% do mercado. Por sua vez, as exportações russas diminuíram 31% e a participação no mercado mundial caiu de 22% para 16%. No mesmo período, a participação da França aumentou de 7,1% para 11%.

Oito dos dez maiores compradores de armas russas reduziram suas compras. Apenas a China e o Egito começaram a comprar mais armas russas.

Fontes