Síria: oposição de Alepo rejeita plano de trégua proposto pela ONU
1 de março de 2015
Síria —
A oposição militar e política da província síria de Alepo rejeitou hoje (1º) o plano proposto pelo mediador da Organização das Nações Unidas (ONU) para uma trégua nos combates na cidade de Alepo. “Recusamos reunir-nos com Staffan de Mistura [da ONU] se não for na base de uma solução global para o drama sírio”, afirmou a comissão das forças da revolução de Alepo. “Isso passa pela saída de [Bashar] Al Assad e do seu Estado-Maior e pelo julgamento dos criminosos de guerra”, acrescentou. Staffan de Mistura, enviado especial da ONU para a Síria desde julho, esteve no sábado em Damasco, onde se reuniu com o ministro dos Negócios Estrangeiros sírio, Walid Muallem.
O diplomata sueco-italiano tem mantido, nas últimas semanas, reuniões com responsáveis do regime e da oposição para negociar uma trégua temporária em Alepo que permita a entrada de ajuda na cidade, a segunda maior do país e fortemente afetada pelo conflito armado. Na semana passada, Mistura disse que o governo sírio tinha manifestado abertura para suspender os bombardeamentos aéreos por seis semanas e que esperava que a oposição concordasse em suspender os lançamentos de mísseis e de morteiros no mesmo período. Staffan de Mistura irritou a oposição síria ao dizer, no início de fevereiro, que o presidente Bashar Al Assad é “parte de uma solução” para o conflito na Síria. Mais de 220 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, em março de 2011.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
Agência Lusa. Síria: oposição de Alepo rejeita plano de trégua proposto pela ONU— Agência Brasil, 1/03/2015
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|