São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram a Paridade Cambial

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência VOA

30 de julho de 2009

Praia, São Tomé e Príncipe


São Tomé e Príncipe e Portugal assinaram anteontem, um acordo de paridade cambial que vai permitir à moeda são-tomense, a dobra, ancorar-se ao euro.

O acordo de paridade cambial e de cooperação mais ampla assinado na capital são-tomense pela ministra do Plano e Finanças de São Tomé e Príncipe, Ângela Viegas, e pelo ministro das Finanças e da Economia de Portugal, Teixeira dos Santosentra em principio em vigor já em janeiro de 2010.

Sobre as vantagens do acordo de paridade cambial, Nelson Herbert entrevistou Adelino Castelo David, diretor das finanças e líder da equipa técnica são-tomense nas negociações com Portugal.

Entretanto, num outro pais africano, Cabo Verde, por sinal o primeiro pais da África lusófono a indexar a sua moeda, numa primeira fase ao escudo português e mais tarde ao euro, onze anos depois, a experiência é considerada vantajosa na atracção do investimento externo e na credibilidade económica e financeira do arquipélago.

Quem o reconhece é o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Veríssimo Pinto.

Fonte


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati