São Paulo participa com 211 instituições da Semana Nacional dos Museus

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

13 de maio de 2019

Começou hoje (13) a 17ª Semana Nacional de Museus, evento que reúne 1.114 instituições culturais de todo o país para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio. Só no estado de São Paulo, o evento contará com a participação de 211 instituições. A semana é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Das 3.222 atividades programadas para acontecer em todo o país, São Paulo apresentará 522. As atividades envolvem mostras, oficinas, visitas guiadas, debates, exibição de filmes, jogos e apresentações musicais. O tema deste ano é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições, e propõe um debate sobre o papel dos museus como receptores e emissores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

Interior

Entre as atividades que acontecem no estado estão a inauguração do Museu do Bairro de Boissucanga, em São Sebastião, litoral norte paulista, no dia 18 de maio. O museu apresenta um acervo sobre a história e a cultura caiçara. Em Piracicaba, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes apresenta a exposição “Correspondência”, que mostra trabalhos de bordado do grupo Contos e Pontos, inspirados em contos, crônicas e poesias com o objetivo de expressar experiências vividas. No Museu do Café, em Santos, o painel colaborativo A Tradição do Café ficará disponível todos os dias para o público compartilhar suas memórias envolvendo a bebida.

Em Tupã, nos dias 14 e 15 de maio, das 9h às 11h, o Museu Índia Vanuíre promove palestra sobre o trabalho desenvolvido na instituição. Já no dia 16, às 9h, indígenas das etnias Kaingang, Krenak e Terena participam de uma mesa redonda sobre os trabalhos que realizam visando o futuro das gerações.

Capital

Na capital paulista, o Museu Catavento inaugura amanhã (14) a exposição interativa Integra - A Cultura de um Povo, o Desenvolvimento de um País, com cinco módulos que abordam o Brasil no passado, o desenvolvimento de grandes obras e soluções para o futuro.

No dia 15, das 10h30 às 12h, o Museu da Casa Brasileira, promove a Oficina na Calçada - As Palavras e as Casas, em que serão elaboradas transcrições poéticas a partir de relatos afetivos e jogos de palavras.

O Museu Lasar Segall promove no dia 17, às 10h30, um roteiro de visitação que passará pela Casa Modernista, sobrados da Rua Berta e Museu Lasar Segall no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Às 15h, o Museu da Cidade de São Paulo promove uma ação educativa: o Museu do Não-Olhar, onde o público é convidado para uma visita sensorial explorando o cheiro, o toque, o gosto e atentando-se aos sons.

Já no dia 18, quando se comemora o Dia Internacional dos Museus, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin promove o encontro A Arte do Resto, que vai tratar sobre o reaproveitamento de materiais em zona de descarte para confecção de trabalhos artísticos e/ou funcionais por pessoas em situação de rua. O Museu da Imigração promove nesse mesmo dia, às 15h, a oficina artesanal Ponto a Ponto, sobre a técnica de bordado arpilleras, usada por mulheres que resistiram à ditadura de Augusto Pinochet, no Chile.

Também no dia 18, o Instituto Butantan - Museu Biológico realizará a ação educativa Entre Contos e Cantigas, em que os visitantes vão conhecer um pouco mais sobre as lendas e mitos das serpentes, aranhas e sapos através de cantigas populares e teatro de fantoches. E a Casa Guilherme de Almeida, promove a oficina “Desenhos Acessíveis” para o público infanto-juvenil, com o intuito de despertar um olhar sensível às questões de acessibilidade.

No dia seguinte (19), às 11h, a atração da Pinacoteca é o Joga Junto, atividade que disponibiliza jogos relacionados ao acervo do museu para as famílias interagirem. O Museu do Futebol também programou jogos nesse mesmo dia: o jogo de perguntas e respostas Cosmópolis vai instigar os participantes a descobrirem curiosidades do futebol.

Clique aqui e confira a programação completa do evento. Algumas atividades exigem inscrição prévia.

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati