Russos sofrem rejeição nos EUA pela invasão da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A invasão da Ucrânia pela Rússia está causando problemas para alguns russos que vivem nos Estados Unidos, que dizem viver em um ambiente repleto de hostilidade e suspeita.

Em entrevista, cidadãos da Rússia que vivem em diferentes partes dos EUA explicaram que estão sujeitos à cultura do cancelamento.

Apesar de alguns serem contra a invasão, a hostilidade em relação a eles aumentou nos últimos dias no país, explicou a imigrante russa Sasha Nazintseva.

Nazintseva diz que se juntou a protestos pró-ucranianos na cidade de Nova York desde o início da invasão russa e, embora se sentisse bem-vinda no início, depois foi submetida a ataques verbais.

“Ouvi alguns americanos atrás de mim dizendo coisas negativas sobre os russos. Aí eles ficaram um pouco agressivos, falaram coisas maldosas para mim. E ouvi dois ucranianos dizerem: voltem para a Rússia.”

O caso de Nazintseva não é incomum, pois a oposição e o descontentamento contra as ações de Moscou foram expressos contra outros cidadãos russos.

Em Washington DC, o restaurante Russia House, por exemplo, foi vandalizado nos últimos dias.

“É a cultura do cancelamento que atinge as empresas russas”, diz Mikhail Podolski, nascido e criado em Moscou, mas que mora na Virgínia.

Podolski, afirma ter visto como “as lojas tentam se livrar da vodka russa. Como as comunidades online tentam mudar o grupo russo para ‘grupo de língua russa’. As lojas russas derrubam as placas que são russas para, eu acho, ficar seguro”, disse ele.

Yulia Lushnikova, que mora no Colorado, disse que espera que a animosidade não piore.

“É muito triste que isso esteja acontecendo. Pessoas são pessoas, e não acho que devemos generalizar só porque alguém tem um sobrenome russo, ele se torna um inimigo”, disse Lushnikova.

Fontes