Rumsfeld fala sobre populismo e corrupção na América Latina
4 de fevereiro de 2006
O Secretário de Estado dos EUA Donald Rumsfeld disse durante entrevista colectiva na quinta-feira (2) em Washington, DC que "os recentes resultados eleitorais na Venezuela e na Bolívia não servem para indicar uma tendência de governos anti-americanos a se espalhar pela América Latina".
Segundo o secretário, a maioria dos países latino-americanos deseja cooperar militarmente, politicamente e economicamente com os Estados Unidos da América. Ele disse que "muitos latino-americanos estão a recorrer a líderes populistas como Evo Morales na Bolívia e Hugo Chávez na Venezuela é porque estão cansados da corrupção". Para Rumsfeld, tanto Morales quanto Chávez tiveram sucesso eleitoral porque prometeram acabar com a corrupção.
"A corrupção é algo que é corrosivo para a democracia. Se você pensar sobre isso, verá que pessoas livres elegem pessoas, e então elas vêem um sistema que tem corrupção. E isto é perturbador para elas", disse Rumsfeld.
Fontes
- Gerry J. Gilmore. Rumsfeld Reacts to Latin American Populist Leaders — American Forces Press Service, 3 de janeiro de 2006
Esta página está arquivada e não é mais editável. |