Rick Santorum deixa a candidatura presidencial nos EUA

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Wikinews Election 2012.svg
Wikinews Election 2012.png

11 de abril de 2012

O ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum encerrou sua campanha em busca da nomeação do Partido Republicano na terça-feira, duas semanas antes da primária presidencial no seu estado de origem (a Pensilvânia). Ainda estão em busca da nomeação o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, o ex- presidente da Câmara Newt Gingrich e o representante Ron Paul do Texas.

Durante sua campanha, Santorum venceu em um total de onze estados, incluindo Iowa, Minnesota e Kansas. De modo geral, de acordo com a contagem da Associated Press, ele acumulou 285 delegados para a nomeação, Romney até o presente momento tinha 661 delegados. 1144 delegados são necessários para garantir a nomeação.

Santorum em uma livraria durante campanha em Independence, Iowa.

Em seu anúncio, Santorum disse: "Tomamos a decisão no fim de semana que, essa eleição presidencial acabou para mim - e vamos suspender esta campanha a partir de hoje -." Ele disse que a decisão foi tomada no fim de semana quando sua filha Bella, que sofre de Trissomia 18, estava hospitalizada.

O jornal Daily Caller aponta que Santorum não tem chances de vencer em seu estado natal. Nas últimas pesquisas, Romney tinha 5% a mais que Santorum no estado.

Após o anúncio, Romney disse: "O senador Santorum é um concorrente capaz e digno, e felicito-o sobre essa campanha. Ele provou ser uma voz importante no nosso partido e da nação. Nós dois reconhecemos que o que o mais importante é colocar os fracassos dos últimos três anos atrás e e voltar no caminho para a prosperidade." Santorum não se pronunciou sobre o discurso de Romney.

No entanto, Newt Gingrich está em busca dos apoiantes de Santorum. Em um comunicado, ele anunciou seus planos para permanecer na eleição até a Convenção Nacional Republicana (que acontecerá em agosto de 2012) em Tampa, na Flórida, e perguntou aos partidários de Santorum: "visitem o Newt.org para rever o meu histórico conservador e juntem-se a nós para trazer esses valores para Tampa."

Gingrich tem 136 delegados, enquanto Ron Paul tem 51. Santorum irá manter os 201 dos delegados que ele ganhou, pois, de acordo com as regras, eles são obrigados a votar nele na convenção, a menos se Santorum libera-los a votar em outro candidato. Seus delegados restantes estão agora em disputa.

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati


Referências