Reunião inédita na Casa Branca: Obama busca a experiência dos antecessores

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

George H. W. Bush, President of the United States, 1989 official portrait cropped.jpgPoster-sized portrait of Barack Obama.jpgGeorge-W-Bush.jpegBill Clinton.jpgJimmy Carter.jpg
De esquerda a direita fotos de: de George H. W. Bush no
cargo, uma recente de Obama e George W. Bush, Bill Clinton
no cargo, Carter no cargo.

Casa Branca, Washington, Estados Unidos • 10 de janeiro de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

. O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniu-se com George W. Bush na Casa Branca. O presidente eleito reuniu com os ex-presidentes George Bush (pai do atual presidente), Bill Clinton e Jimmy Carter. A reunião ocorreu na última quarta-feira, dia 7, na Casa Branca. Trata-se um encontro informal proposto por Obama para obter aconselhamento em primeira mão de seus antecessores.

Barack Obama quer ser cercado pela experiência de seus antecessores, antes de iniciar sua carreira como presidente dos Estados Unidos em próximo 20 de janeiro. Visto como querendo aprender com o passado, ao mesmo tempo, buscando uma nova imagem, que tem desempenhado em conjunto na quarta-feira para o atual presidente George W Bush. Bush e dos ex-presidentes vivos Bill Clinton, George H. W. Bush e Jimmy Carter.

Passado e futuro em uma foto histórica, já se trata a primeira ocasião em que todos os ex-presidentes vivos reunidas desde 1981. Entre Jimmy Carter e George HW Bush, foi o presidente Ronald Reagan (entre 1981 a 1989), que morreu em 2004 com 93 anos.

Os cinco haviam se reunido pelo emprenho do próprio Obama que comunicou a intenção no atual presidente. Bush, em suas últimas horas na Casa Branca, é muito aberto a tais atos e foi responsável pela organização do encontro.

A imagem dos cinco políticos sorridentes antes do almoço havia dada viagem por todo o mundo e faz parte do currículo para Obama durante a sua inauguração. Segunda a secretária de imprensa da Casa Branca, Dana Perino, esta é uma reunião informal que abordará questões como o conflito em Gaza, que está concentrando a atenção nos últimos dias ao redor do globo. "Todos nós gostaríamos de ser uma mosca na parede, a fim de ouvir", disse a própria Perino.

Obama agradeceu ao presidente Bush por ter concordado em ser o anfitrião a "este reencontro extraordinária" e disse que durante o almoço à espera de receber bons conselhos e amizade."

Reunião prévia após o reencontro

Esta reunião é incomum, porque, até agora, as imagens de um presidente com a ex-presidentes têm sido registrados em atos oficiais de grande importância. É mais comum do que o "proprietário" da Casa Branca consulte os seus colegas sobre diversos assuntos da política nacional e internacional dos EUA.

Antes da reunião, Bush e Obama se reuniram durante cerca de meia hora para discutir sobre a crise no Oriente Médio (por causa da intervenção militar de Israel na Faixa de Gaza, um dos territórios da Palestina) e desafios econômicos nos Estados Unidos.

Fontes