Reunião emite alerta vermelho devido ao ciclone tropical Belal

Fonte: Wikinotícias

14 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Belal hoje

O ciclone tropical Belal (fenômeno conhecido como furacão nos Estados Unidos e tufão na Ásia quando os ventos sustentados passam de 120 km/h) deve atingir com força o território francês de Reunião, no sudeste africano, apesar de ser possível que nem sequer toque solo no local. O Méteo France alertou esta manhã que "belal deverá ser um ciclone muito perigoso acompanhado de ventos extremos perto do centro do fenómeno quando se aproximar da Reunião da noite de domingo para segunda-feira e durante o dia de segunda-feira". "O cenário preferido continua a ser uma passagem do ciclone directamente sobre a ilha durante o dia de amanhã, na fase de ciclone ou ciclone intenso", diz um comunicado do goveno de Reunão.

O prefeito de Reunião, que ontem havia assinado um alerta laranja, autorizou a emissão de um alerta vermelho esta tarde (em horário local). Um alerta deste tipo significa que as pessoas devem "ficar confinadas em casa" preferencialmente no cômodo mais seguro, após medidas como proteger janelas e portas terem sido tomadas. Neste alerta também as pessoas que moram em áreas de risco são orientadas a procurarem abrigos seguros e todos os serviços de emergência estão de sobreaviso. Serviços não essenciais também estão suspensos e serviços como hospitais e transportes funcionam apenas parcialmente.

Belal deve chegar ou se aproximar de Reunião como um ciclone tropical de categoria 3, 4 ou até 5, a máxima existente, sendo portanto um superciclone (ou superfuracão). "O vento vai intensificar-se nas próximas horas, com pico na segunda-feira, com valores que poderão atingir cerca de 200km/h nas terras baixas, 250km/h nas terras altas habitadas e mais de 250km/h nos picos mais altos", avisa o Météo France.

Agitação marítima, com ondas de mais de 8 metros, e chuvas com precipitação de 500-1.000 mm/24h também são esperadas.

Temporada de ciclones no Índico Sudoeste de 2023-2024

Este é o segundo ciclone da temporada de ciclones no Índico Sudoeste de 2023-2024 a chegar ao sudeste da África este ano, após Álvaro se formar no Canal de Moçambique e rumar para leste, atingindo Madagascar em 1º de janeiro passado como uma tempestade tropical.



Notícias Relacionadas[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]