Resgatado mini-submarino russo

Fonte: Wikinotícias
O acidente ocorreu perto da península de Kamchatka.

7 de agosto de 2005

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O mini-submarino russo, AS-28, que ficou preso a 190 metros de profundidade, na quinta-feira passada (4), em Beriózovaya, foi hoje (7) resgatado. Todos os tripulantes encontram-se bem.

A tripulação passou três dias presa, a enfrentar um temperatura de cerca de 6 graus e a ameaça do esgotamento das reservas de oxigênio.

O submarino foi trazido à superfície às 7h25 da manhã (hora local, 03h25 UTC). "A tripulação [do mini-submarino] abriu a escotilha e subiu até ao navio de resgate por seus próprios meios", disse o almirante Victor Fyedorov, da marinha Russa, que também afirmou que "o AS-28 será transportado até à costa para ser examinado por especialistas".

A operação de resgate foi efectuada pelo Scorpio-45, um robô britânico teleguiado, que cortou vários cabos que prendiam o mini-submarino ao fundo do mar. Durante a operação uma avaria no robô obrigou-o a regressar à superfície por alguns momentos, mas isso não comprometeu a operação.

Na operação de resgate participaram britânicos (que forneceram do robô), norte-americanos, japoneses e russos. A imprensa criticou os militares russos porque eles ocultaram durante 24 horas a ocorrência do acidente e só quando a situação se tornou crítica pediram ajuda.

Tripulação

  • Vyacheslav Milashevskiy (Вячеслав Милашевский), capitão-tenente
  • Antoliy Popov (Анатолий Попов), navegador
  • Sergey Belezerov (Сергей Белозеров)
  • Alexandr Uybin (Александр Уйбин)
  • Alexandr Ivanov (Александр Иванов)
  • Valeriy Lepotyuha (Валерий Лепетюха)
  • Henadiy Polonin (Геннадий Полонин)

Fontes

Nota: Atualizado em 19 de agosto de 2005 por Carlosar. Acrescentadas a categorias "Europa" e "Ásia".. Para maiores informações veja o histórico.