Relatório da UNCTAD: Bilhões de dólares são necessários para reconstruir a infraestrutura e a economia destruídas de Gaza

Fonte: Wikinotícias

25 de outubro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Serão necessários milhares de milhões de dólares em ajuda económica internacional para reverter décadas de encerramentos de fronteiras, operações militares e desdesenvolvimento em Gaza, de acordo com um relatório publicado quarta-feira pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, UNCTAD.

“Embora o levantamento de todas as restrições seja uma condição necessária para uma recuperação sustentável, não é de forma alguma suficiente”, afirma o relatório.

“Os doadores e a comunidade internacional precisam de estender uma ajuda económica significativa para reparar os extensos danos que Gaza sofreu sob restrições e encerramentos prolongados e operações militares frequentes, que sufocaram a economia e dizimaram as infra-estruturas”, afirmou.

O relatório documenta as condições económicas nos Territórios Palestinianos Ocupados até ao final de 2022, antes da actual cadeia de acontecimentos desastrosos desencadeada pelo ataque de 7 de Outubro a Israel por militantes do Hamas.

“É importante determinar as consequências económicas da actual e contínua crise humanitária em Gaza”, disse Richard Kozul-Wright, director da UNCTAD, Divisão de Globalização e Estratégias de Desenvolvimento.

Fontes