Reino Unido lidera a proibição do comércio de barbatanas de tubarão

Fonte: Wikinotícias
Barbatanas de tubarão frescas secando em uma calçada em Hong Kong

15 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministro Internacional dos Oceanos do Reino Unido, Lord Goldsmith, anunciou hoje a nova legislação proibirá a importação e exportação de produtos de barbatanas de tubarão.

O Reino Unido tem um forte histórico de conservação marinha e tem pressionado por uma ação internacional mais forte para proteger os tubarões contra práticas de pesca insustentáveis de barbatanas de tubarão, que é a prática de remover as barbatanas de um tubarão no mar e jogar o corpo sem barbatana de volta na água.

Muitos pescadores preferem somente trazer as barbatanas de tubarão em vez de trazer tubarões inteiros para o mercado porque as barbatanas são muito mais valiosas do que o resto do corpo, às vezes sendo vendido por até US $ 1.100 o quilo.

Mas muitas espécies de tubarão enfrentam pressões populacionais significativas. De mais de 500 espécies de tubarão, 143 estão listadas como "sob ameaça" na União Internacional para Conservação da Natureza - com diferentes espécies variando de "vulneráveis" a "criticamente ameaçadas". A presença e variedade de tubarões em áreas marinhas atua como um indicador chave para a saúde do oceano.

Lord Goldsmith mencionou que: "A demanda por produtos de barbatana de tubarão é um fator significativo para essas pressões, junto com a pesca excessiva. Proibir que as barbatanas soltas sejam trazidas para o Reino Unido ajudará a proteger as populações selvagens de espécies de tubarões, como o ameaçado tubarão-mako e o tubarão-azul superexplorado, que diminuíram rapidamente como resultado de práticas de pesca insustentáveis. A proibição manterá a posição do Reino Unido como líder mundial na proteção do bem-estar animal, restringindo a importação e exportação de barbatanas de tubarão soltas, bem como produtos que contenham barbatanas de tubarão, incluindo sopa e outros produtos".

A proibição do Reino Unido foi depois que o Canadá também baniu o comércio de barbatanas de tubarão no ano do 2019.

Fontes