Reino Unido diz que China contratou militares britânicos aposentados

Fonte: Wikinotícias

18 de outubro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As autoridades britânicas disseram que a China está contratando pilotos militares britânicos aposentados para treinamento.

O Ministério da Defesa britânico alertou os atuais e ex-pilotos militares para não trabalharem para a China.

Cerca de 30 pilotos aposentados estão atualmente treinando a Força Aérea Chinesa, segundo a mídia britânica. Eles são conhecidos por receber cerca de £ 240.000 (cerca de US$ 272.000) por ano.

Uma autoridade ocidental disse que as ofertas recentes da China para pilotos estrangeiros aumentaram significativamente.

Em particular, pilotos militares britânicos aposentados podem ajudar a informar sobre como os aviões e os pilotos operam, disseram autoridades.

Ele enfatizou que a China está tentando desenvolver as táticas e capacidades de sua força aérea, trazendo pilotos ocidentais experientes.

Um porta-voz do Ministério da Defesa britânico disse que o recrutamento e treinamento de pilotos não é contra a lei britânica atual, mas que outros países, incluindo o Reino Unido, geralmente estão tentando restringir tais atividades.

Ainda não há evidências de que o piloto tenha violado a 'Lei de Confidencialidade Pública' ou cometido um crime.

No entanto, o decreto visa impedir tal atividade e alertar as autoridades atuais sobre suas obrigações de proteger informações confidenciais, disse o Ministério da Defesa do Reino Unido em comunicado.

Ele acrescentou que o Departamento de Defesa está atualmente revisando um acordo de confidencialidade e que a nova Lei de Segurança Nacional incluirá medidas adicionais para enfrentar os atuais desafios de segurança, incluindo essa questão.

Fontes