Reino Unido abrirá nova base naval no norte da Noruega

Fonte: Wikinotícias

9 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os militares britânicos anunciaram no dia 8 que haviam estabelecido uma nova base para operações no Ártico no norte da Noruega.

A Marinha Real disse em um comunicado à imprensa naquele dia: "Instalado no norte da Noruega, servirá como uma espinha dorsal para os Comandos da Marinha contarem quando o Reino Unido precisar de um exército capaz de lutar em clima frio".

A Marinha Real disse que os comandos foram construídos sobre o legado da Segunda Guerra Mundial no Ártico, mas "novas instalações eram necessárias à medida que as altas latitudes do norte ressurgiam como teatros importantes".

A base também está estrategicamente localizada próxima a uma base do exército norueguês, tornando-a ideal para a dissuasão de ameaças regionais, permitindo uma resposta rápida do Reino Unido para proteger o flanco norte da OTAN e a aliada Noruega.

Cerca de 1.000 comandos foram recentemente destacados para a base e estão treinando em condições adversas com aliados da OTAN, disse. A cidade de Tromsø fica a cerca de 700 km da Rússia em linha reta.

Fontes