Reino Unido: Começam restrições à venda de carvão e madeira para queima doméstica

Fonte: Wikinotícias
Churrasco utilizando madeira seca

1 de maio de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As vendas de carvão, madeira úmida e combustíveis sólidos manufaturados para queima doméstica estão sendo eliminadas a partir de hoje (1º de maio) para reduzir a poluição prejudicial à saúde humana..

Queimar em casa, particularmente com carvão doméstico tradicional ou madeira úmida, é a principal fonte do poluente PM2.5 - partículas minúsculas que podem entrar na corrente sanguínea e se alojar nos pulmões e em outros órgãos. O PM2.5 foi identificado pela Organização Mundial da Saúde como o poluente atmosférico mais sério para a saúde humana.

Pessoas serão obrigadas a comprar combustíveis alternativos mais limpos - se já não o forem - como madeira seca e combustíveis sólidos manufaturados que produzem menos fumaça. Ambas as opções são fáceis de obter e mais eficientes de queimar, tornando-as mais econômicas. A queima de madeira seca também produz mais calor e menos fuligem do que a madeira úmida e pode reduzir as emissões em até 50%.

A Ministra do Meio Ambiente, Rebecca Pow, disse:

“Queimar combustíveis mais limpos é uma opção mais eficiente para as famílias em toda a Inglaterra, ajudando a reduzir nossa exposição a esse poluente incrivelmente prejudicial e beneficiando o meio ambiente. Combustíveis mais limpos também são melhores para os consumidores, pois criam menos fumaça e fuligem e mais calor.

Juntamente com o tráfego rodoviário, a queima de lenha e carvão é uma importante fonte de poluição por partículas finas (PM2,5), a forma mais preocupante de poluição para a saúde humana.

Fonte