Região de Kherson sem água e luz após ataque aéreo

Fonte: Wikinotícias

7 de novembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em Kherson, os moradores ficaram sem luz e água no domingo, quando as autoridades russas da cidade acusaram a Ucrânia de "sabotagem".

A administração instalada pelo Kremlin em Kherson disse que o “resultado de um ataque organizado” pela Ucrânia danificou “três postes de concreto de linhas de alta tensão”.

As autoridades disseram que especialistas em energia estão trabalhando para resolver “rapidamente” o problema, segundo a Agence France-Presse.

No entanto, Yaroslav Yanushevych, chefe da administração regional de Kherson, culpou a Rússia pelos cortes de energia.

Yanushevych escreveu no Telegram: “Em Beryslav temporariamente ocupada, as tropas russas explodiram linhas de alta tensão. Cerca de um quilômetro e meio de postes e linhas foram destruídos.”

O “dano é bastante extenso”, acrescentou, segundo a AFP.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, e outras autoridades disseram no mês passado que entre 30% e 40% da infraestrutura de energia da Ucrânia foi destruída por ataques aéreos.

Ele disse em seu discurso noturno em vídeo no domingo: “A partir desta noite, os apagões de estabilização continuam em Kiev e seis regiões. Mais de 4,5 milhões de consumidores estão sem energia elétrica. A maioria deles está agora na capital e na região de Kiev. É realmente difícil.”

O prefeito Vitali Klitschko alertou os moradores de Kiev que eles devem se preparar para o pior neste inverno – como não ter eletricidade para aquecedor no frio congelante.

“Estamos fazendo de tudo para evitar isso. Mas sejamos francos, nossos inimigos estão fazendo de tudo para que a cidade fique sem aquecimento, sem eletricidade, sem abastecimento de água, em geral, então todos nós morremos. E o futuro do país e o futuro de cada um de nós depende de como estamos preparados para diferentes situações”, disse Klitschko à mídia estatal.

Fontes