Rainha Elizabeth é enterrada em Windsor

Fonte: Wikinotícias

19 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rainha Elizabeth II foi enterrada esta tarde por volta das 16h45, em horário local, no mausoléu de sua família na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor, após dois serviços religiosos, um público, realizado pela manhã, e outro privado, realizado à tarde.

A soberana faleceu no dia 08 passado aos 96 anos de idade durante sua temporada de verão no Castelo de Balmoral, Escócia, e foi enterrada ao lado do marido, o Príncipe Philip, na mesma cripta onde também descansam seus pais, o Rei Jorge VI e a Rainha Consorte Elizabeth.

Funeral de Estado

Esta manhã, às 10h45min, aconteceu a primeira procissão do dia, liderada por seus filhos e netos do sexo masculino, além de seu sobrinho, o Conde de Snowdon, e seu primo, o Duque de Gloucester. Milhares de pessoal ladearam o curto trajeto entre Westminster Hall até a Abadia de Westminster, onde outros membros da Família Real, incluindo a Princesa Catherine de Gales e seus filhos George e Charlotte, esperavam para o Funeral de Estado.

Entre os outros dois mil convidados estavam os presidentes Joe Biden e sua esposa Jil, Emmanuel Macron e sua esposa Brigitte, e ao menos duas centenas de chefes-de-estado e altas autoridades mundiais. Dezenas de realezas mundiais, como o Rei Felipe e a Rainha Matilde da Bélgica; o Rei Jigme do Butão, sua esposa Jetsun Pema; a Rainha Margarida da Dinamarca e o Príncipe Herdeiro Frederico; o Rei Felipe e a Rainha Letizia da Espanha; o Imperador Naruhito do Japão e sua esposa Masako; o Rei Abdullah e sua esposa Rania da Jordânia; o Grão-Duque Henri de Luxemburgo e sua esposa Maria Teresa; o Príncipe Soberano Albert e a Princesa Charlene de Mônaco; o Rei Harald e a Rainha Sonja da Noruega; o Rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima dos Países Baixos; e o Rei Carlos Gustavo e a Rainha Sílvia da Suécia, também participaram do serviço religioso.

Após o serviço religioso, a procissão fúnebre seguiu para o Castelo de Windsor, com outras tantas milhares de pessoas ladeando as ruas para fazer a última homenagem à soberana.

Funeral privado

O cortejo chegou ao Castelo de Windsor por volta das 16 horas, onde membros da Família Real e pessoas próximas, como os pais de Catherine, além dos representantes das casas reais, os Governadores Gerais e os Primeiros-Ministros dos Reinos esperavam para o funeral privado. Por volta das 16h40, os ritos finais começaram, com o cetro e a coroa sendo retirados de cima do caixão e colocados em frente ao altar da igreja. Seu filho Charles, o atual Rei, colocou uma bandeira da Guarda da Rainha sobre o caixão e o Lord Chamberlain quebrou a Vara de Ofício pertencente à soberana, marcando simbolicamente o fim de seu serviço para a Coroa Britânica. O Flautista da Rainha tocou um hino final com a gaita de foles, enquanto o público começou a se retirar.

Após o culto, apenas a Família Real e amigos próximos participaram de um momento de oração e despedida na cripta da Capela Memorial do Rei George VI.

Notícias Relacionadas

Fontes