Rússia tem lançador de foguetes em usina nuclear, diz Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

9 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia colocou lançadores de foguetes Grad na usina nuclear de Zaporizhzhia, de acordo com a empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia.

As armas foram colocadas “perto da unidade de energia nº 6, bem ao lado do território de armazenamento de combustível nuclear (…), onde eles haviam construído secretamente estruturas de proteção, violando todas as condições para a organização de segurança nuclear e radioativa”, disse a empresa.

A Energoatom disse que o cenário "mais provável" para o qual a Rússia está se preparando com os lançadores na usina é "o bombardeio da margem oposta do Dnieper, em particular Nikopol e Marganets".

Energoatom disse que a Rússia usou Zaporizhzhia para "fins militares" desde o "início" de sua invasão da Ucrânia.

"E mais uma vez", disse Energoatom, "pedimos a criação de uma zona de segurança dentro e ao redor da estação para sua desmilitarização completa e férias".

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse em seu discurso diário na quinta-feira que assinou decretos de honra a serem concedidos postumamente a quatro policiais mortos na quarta-feira na região de Kherson.

“Já voltando após o cumprimento de uma das tarefas, quando retiraram armas e munições do esconderijo dos ocupantes, muitos dos quais permaneciam na região de Kherson, os policiais se depararam com uma armadilha de minas”, disse o presidente.

Forças russas e ucranianas trocaram ataques em regiões críticas do leste e sul da Ucrânia na quinta-feira.

Fontes