Rússia substitui comandante-em-chefe da invasão na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia demitiu ontem (11) Sergei Surovikin, comandante de invasão na Ucrânia.

O Ministério da Defesa da Rússia disse em comunicado que o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, nomeou o atual chefe de gabinete do exército russo, Valery Gerasimov, como comandante-chefe das operações militares especiais na Ucrânia.

Ele disse que a reorganização visa melhorar a "qualidade e eficiência" das estruturas de comunicação e comando entre as unidades militares.

A agência de notícias Reuters analisou que essa transferência de pessoal significa um rebaixamento, na verdade, apenas três meses depois que o comandante Surovikin foi nomeado comandante-em-chefe.

Enquanto isso, Yevgeny Prigozin, o verdadeiro dono do grupo mercenário russo Wagner, afirmou em um comunicado que havia matado cerca de 500 soldados ucranianos nos violentos combates em Soledar.

"Confirmo a completa libertação e purificação do território de Soledar das forças ucranianas", disse ele, "e as unidades ucranianas que não querem se render foram destruídas."

Mas o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, refutou a afirmação da Wagner, dizendo que "o estado terrorista e seus propagandistas estão tentando fingir que parte de nossa aldeia, Soledar, está em posse russa".

Fontes