Rússia segue a Geórgia e assina o plano de paz

Fonte: Wikinotícias
Dmitry Medvedev

Moscou, Rússia • 18 de agosto de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo Dmitry Medvedev, seguindo o presidente da Geórgia, Mikheil Saakashvili assinou acordo de cessar-fogo no sábado (16). O plano de paz documento foi originalmente elaborado por Nicolas Sarkozy, presidente da França. Medvedev anunciou durante uma reunião do Conselho de Segurança russo que tinha assinado o documento.

A trégua foi assinado por Saakashvili, na sexta-feira (15), após uma reunião com a Secretária de Estado, Condoleezza Rice. Na sequência do encontro, foi realizada uma conferência de imprensa em que Saakashvili afirmou que ele tinha assinado o acordo. Mas ele salientou que "este não é um acordo já estabelecido. Temos de fazer o nosso melhor para deter esse comportamento no futuro."

Ao assinar o acordo, ambas as partes deveriam levantar o avanço as suas forças para posições no pré-conflito. O acordo permite certas concessões de ambas Geórgia e a Rússia.

Inicialmente Medvedev disse que ele havia ordenado as tropas russas iniciarem a saida em 11 de agosto na Geórgia. No entanto, o ministro russo de Relações Exteriores Sergei Lavrov recusou a colocar um calendário sobre a retirada das forças russas da Geórgia e no fundo, afirmou que sua partida extra dependia de medidas de segurança a ser posta em prática. Lavrov disse ainda que a Rússia será reforçar o seu contingente na Ossétia do Sul. Em uma carta ao Saakashvili, Nicolas Sarkozy confirmou que, de acordo com o plano de paz assinado, as forças russas são obrigadas a retirar-se todas as grandes cidades georgianas, independentemente das "medidas de segurança suplementares" referidos no documento. De acordo com Sarkozy, essas medidas adicionais referem-se apenas a zona de fronteira. Ao mesmo tempo, o ministério de assuntos internos georgiano informou que as forças russas mudaram as fronteiras administrativas da Abcásia e capturou umas das centrais de energia na área georgiana. E também informou que as forças russas estratégicas georgiano destruiu a ponte ferroviária em Kaspi.

De acordo com Lavrov, o documento assinado Saakashvili divergiu dos assinado por um Medvedev, faltando a sua parte introdutória.

Fontes