Rússia nega acesso consular a jornalista dos EUA preso

Fonte: Wikinotícias

23 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento de Estado dos EUA criticou a Rússia por sua recusa em permitir acesso consular regular a um jornalista estadunidense detido em Moscou no final de março.

O Departamento de Estado havia procurado uma reunião nesta quinta-feira com o repórter do The Wall Street Journal, Evan Gershkovich, mas Moscou negou o pedido, informou o jornal.

“Independentemente dos obstáculos, nossa equipe está focada em garantir acesso consular oportuno a todos os cidadãos americanos detidos no exterior”, acrescentou o porta-voz.

Até o momento, a embaixada da Rússia em Washington não respondeu a pedidos de comentários.

O Journal alegou que a ação de Moscou está ligada a uma reclamação de que jornalistas russos não conseguiram vistos estadunidenses para viajar com o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, às Nações Unidas em Nova York em abril.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA negou as afirmações do jornal.

"Os Estados Unidos levam a sério suas obrigações como país anfitrião da ONU", disse o porta-voz em comunicado por e-mail. "Rejeitamos as recentes alegações de autoridades russas que sugerem o contrário."

Desde a prisão de Gershkovich em 29 de março, a Rússia permitiu apenas uma visita consular de uma autoridade dos EUA, a embaixadora Lynne Tracy.

Notícias relacionadas

Fontes