Rússia lança novos ataques com mísseis contra Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

18 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia disse na quinta-feira que a Rússia lançou outros 30 mísseis de cruzeiro em todo o país durante a noite, com um deles matando uma pessoa e ferindo outras duas em um prédio industrial na cidade de Odesa, no sul.

Autoridades ucranianas disseram que suas forças derrubaram 29 dos mísseis, bem como dois drones explosivos e dois drones de reconhecimento.

Alguns dos mísseis atingiram Kiev, o nono ataque contra a capital desde o início de maio. Mesmo quando o chefe da administração militar de Kiev, Serhiy Popko, disse que as forças ucranianas derrubaram os mísseis russos direcionados à região, os destroços que caíram provocaram incêndios em várias áreas.

Os ataques com mísseis foram uma clara escalada russa antes de uma contra-ofensiva destinada a retomar o território controlado pela Rússia nas regiões orientais da Ucrânia.

Moscou relatou o descarrilamento de oito vagões que transportavam grãos na Crimeia ocupada, provocando novas suspeitas sobre a possível atividade sabotadora ucraniana atrás das linhas russas. A empresa Ferroviária da Crimeia disse que o descarrilamento foi causado pela "interferência de pessoas não autorizadas", mas que não houve vítimas. As autoridades ucranianas se recusam a comentar possíveis atos de sabotagem.

Enquanto os ataques continuam, a China disse que seu enviado especial se reuniu no início desta semana com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, para discutir a proposta de paz de Pequim, embora não tenha havido nenhum avanço aparente para acabar com a invasão. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse na quinta-feira que as partes em conflito precisam "acumular confiança mútua" para que o progresso seja feito.

Fontes