Rússia lança ataque com drones de duas horas sobre Kiev

Fonte: Wikinotícias

10 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia lançou cerca de três dúzias de drones sobre Kiev, capital da Ucrânia, no domingo. O ataque matinal durou cerca de duas horas, com destroços caindo sobre a cidade.

O Ministério da Defesa britânico também disse no domingo que o oblast russo de Pskov, perto da fronteira com a Estônia, organizou “patrulhas de segurança voluntárias” para pôr fim aos ataques de drones contra a Base Aérea de Kresty.

O ministério disse que, devido ao alcance limitado dos drones, os ataques a Kresty foram quase certamente lançados a partir da Rússia. As patrulhas voluntárias “provavelmente” servirão como dissuasão, segundo o ministério.

A contra-ofensiva da Ucrânia contra as forças russas continuará nos próximos meses, incluindo no inverno gelado, disse o chefe da inteligência ucraniana, Kyrylo Budanov, no sábado.

"As ações de combate continuarão de uma forma ou de outra. No frio, na chuva e na lama, é mais difícil lutar. A luta continuará. A contra-ofensiva continuará", disse Budanov.

A contra-ofensiva da Ucrânia teve algum sucesso no sul, onde as forças ucranianas retomaram uma dúzia de aldeias nos últimos três meses. Mas a operação militar da Ucrânia tem sido mais lenta do que o previsto devido a obstáculos que incluem vastos campos minados e forças russas fortemente entrincheiradas.

O lento progresso da contra-ofensiva suscitou preocupações entre os apoiantes de Kiev de que o Ocidente poderia enfrentar uma batalha difícil para manter o seu apoio e a ajuda militar necessária para manter a Ucrânia a lutar ao mesmo nível de intensidade.

"A nossa contra-ofensiva está a acontecer em várias direcções", disse Budanov, reconhecendo que o progresso tem sido mais lento do que pretendia e descrevendo a situação como difícil.

Além da enorme concentração de minas russas, ele identificou o grande número de pequenos drones russos como um fator-chave para abrandar o progresso da Ucrânia até agora.

A defesa aérea russa afirma ter abatido três drones ucranianos sobre a Crimeia no sábado, um no noroeste e dois no oeste da península, disse Sergei Aksyonov, chefe da administração local instalado pela Rússia, em uma postagem no Telegram.

A Reuters não conseguiu verificar as alegações e não houve relatos imediatos de danos ou vítimas.

Fontes

‎‎