Rússia faz remessa de combustível nuclear para o Irã

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

18 de dezembro de 2007

O presidente americano George W. Bush em discuso sobre o fato.

A Rússia fez a entrega hoje da primeira remessa de combustível nuclear para o Irã, na Iran's Bushehr facility uma indústria que foi construída pela Rússia no Irã. Tanto o Kremlin e a Casa Branca disseram que isso acabaria com a controvérsia da existência de um programa de enriquecimento de urânio no país.

A companhia Russa Atomstroiexport disse que a entrega havia começado no domingo. E ficou provado que a ‘’Gholam Reza Aghazadeh’’ era a cabeça do Atomic Energy Organization of Iran (organização de energia atômica do Irã).

"Se os russos estão dispostos a isso, que eu suponho, então os Iranianos não precisam, aprender a enriquecer Urânio," disse o presidente americano George W. Bush na segunda-feira em visita à Virgínia. "Se os Iranianos aceitarem aquele urânio, e o utilizarem de forma pacífica, então eles não precisarão de ajuda para enriquecê-lo."

O Chanceler Russo disse: "Acreditamos que novas condições foram criadas para o Irã iniciar o seu programa nuclear ...mas de forma pacífica, e que não venha causar danos ambientais ou políticos." Os russos disseram que a ‘’Bushehr’’ começou a construir sob a supervisão da International Atomic Energy Agency (Agência Internacional de Energia atômica), para impedir que o Urânio seja usado para fins militares e/ou bélicos.

Um alto funcionário Iraniano disse à Reuters não vai parar o enriquecimento sob nenhuma circunstâncias porque eles precisam do combustível nuclear para outros fins.

Fontes