Rússia expulsa diplomatas alemães após expulsão de russos na Alemanha

Fonte: Wikinotícias

22 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia anunciou no sábado que está expulsando mais de 20 diplomatas alemães. De acordo com a agência de notícias estatal russa RIA Novosti, a decisão do Kremlin foi tomada em resposta à expulsão da Alemanha de mais de 20 diplomatas russos.

Um funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha disse que os dois países estavam procurando reduzir seu pessoal, segundo a Reuters.

"A saída de hoje da equipe da embaixada russa está relacionada a isso", disse o funcionário à Reuters. O ministério alemão se recusou a dizer quantos diplomatas russos partiram.

"As autoridades alemãs decidiram por outra expulsão em massa de funcionários de missões diplomáticas russas na Alemanha", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado. "Condenamos veementemente essas ações de Berlim, que continua a destruir de forma demonstrativa toda a gama de relações russo-alemãs", afirmou.

As relações entre os dois países estão geladas desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Antes da invasão, a Alemanha era o maior importador de petróleo e gás da Rússia.

Recentemente o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, escreveu no Telegram que “o quartel-general operacional decidiu evacuar 17 prédios de apartamentos em um raio de 200 metros” antes que os especialistas verificassem uma suspeita de explosivos.

Os civis de Belgorod começaram a voltar para suas casas depois que a bomba foi removida da área, disse ele.

Na quinta-feira, um avião de guerra supersônico russo Sukhoi-34 disparou acidentalmente contra Belgorod, e a explosão feriu três pessoas, disseram autoridades russas.

Bilionários russos

A riqueza dos bilionários russos aumentou para quase meio trilhão de dólares em 2023, apesar das sanções ocidentais contra a invasão da Rússia. De acordo com a lista de bilionários da Forbes, a riqueza geral dos bilionários russos saltou de US$ 353 bilhões em 2022 para US$ 505 bilhões em 2023, e 22 pessoas foram adicionadas ao número de russos super-ricos, elevando o total para 110.

Este número não inclui russos ultra-ricos que renunciaram à cidadania russa. De acordo com a Forbes, os dados “vão de encontro às significativas sanções ocidentais e a uma economia russa problemática que encolheu 2,1% no ano passado”.

Fontes